HIGIENE OCUPACIONAL

É a ciência e arte dedicada à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores ou estresses ambientais que possam causar doenças, alterações de saúde ou desconforto significativo a trabalhadores no ambiente de trabalho, enquanto considera os possíveis impactos sobre o meio ambiente em geral, analisando aspectos de Insalubridade e Periculosidade em caráter Quantitativo e/ou Qualitativo.

 

Papel da Higiene Ocupacional:

 

◾ A antecipação dos riscos à saúde em situações de trabalho novas e propostas.

 

◾ O reconhecimento dos riscos para a saúde em locais de trabalho existentes.

 

◾ A avaliação dos riscos para a saúde no local de trabalho; por meio de avaliações qualitativas, assim como pesquisa de medidas de exposição quantitativa.

 

◾ A seleção de medidas de controle apropriadas para os riscos para a saúde; isto requer um conhecimento de trabalho abrangente sobre medidas tais como eliminação, substituição, ventilação por exaustão local.

 

◾ O desenvolvimento de soluções de controle sob medida para atividades de trabalho exclusivas; muitos locais de trabalho exigem a modificação e desenvolvimento de medidas de controle, uma vez que medidas prontas não funcionarão adequadamente.

 

A investigação sobre as causas da doença relacionada ao trabalho.
Assistência com atividades relacionadas à saúde ocupacional tais como inspeção de saúde/monitoramento biológico.
Treinamento e educação; tal como informações aos trabalhadores sobre os riscos associados com seu trabalho e treinamento sobre o uso correto das medidas de controle.

 

Atividades de pesquisa sobre métodos aperfeiçoados para reconhecimento, avaliação e controle de exposição.

 

fluxo.png