PPCI Para Canteiros de Obras

PPCI Para Canteiros de Obras

Eng. Alex Ussan – 27/11/2019 via Site SERGS.

Como sabemos, todas as edificações necessitam ter Plano de Prevenção e Combate a Incêndio. Enquanto estamos construindo a edificação, em paralelo está tramitando junto ao CBMRS o Projeto do PPCI da Edificação Permanente.

Após a aprovação do projeto do PPCI, é a fase da vistoria, ou seja, a edificação já está pronta.

No entanto, durante a obra da edificação, são montadas estruturas provisórias, como áreas de vivência, escritórios, depósitos, no terreno da futura edificação.

Estas estruturas provisórias devem ter um PPCI específico (PPCI provisório).

De forma análoga ao PPCI da edificação, este PPCI provisório deve ser protocolado o projeto junto ao CBMRS e, depois de aprovado, deverá ser vistoriado.

Na maioria das vezes, são dimensionados extintores, placas de sinalização, luzes de emergência e equipe treinada. Assim, garante-se o Alvará destas áreas de apoio.

Como sabemos, com a evolução da obra, estas estruturas acabam sendo desativadas e incorporadas nas dependências da edificação permanente.

Neste momento, a edificação permanente deverá ter os dispositivos e sinalizações de emergência mínimas para a segurança do local, sendo instalados extintores, placas de rota de fuga, de pavimento (entre outras) e luzes de emergência.

Com a proximidade da finalização da obra, os dispositivos e sinalizações já estarão sendo instalados conforme projeto aprovado da edificação permanente.

Este tema ainda é nebuloso para os próprios legisladores.

Para os usuários então, mais ainda. O que se pode observar que esta prática ainda não usual.

Assim recomendamos aos profissionais responsáveis por obras, que busquem apoio de seus projetistas na área de PPCi, para adequarem-se à legislação.



Open chat