ESTAMOS PREPARADOS PARA AS NOVAS NRs? (APENAS UM ALERTA)

ESTAMOS PREPARADOS PARA AS NOVAS NRs? (APENAS UM ALERTA)

Eng. Alex Ussan – 12/09/2020

Esta pergunta pode causar estranheza para profissionais prevencionistas, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho e Técnicos de Segurança do Trabalho, que tem conhecimento mais apurado da harmonização das Normas Regulamentadoras (NRs) em andamento durante este ano e que, certamente, avançará em 2021, pois para eles não será novidade.

Mas como será o futuro dos demais que sabem pouco ou nada do que está acontecendo?

Poucos, talvez muito poucos, se deram conta da mudança de foco no alcance, na interpretação e na aplicação dos princípios que nortearão as NRs e no futuro de todos, incluindo empreendedores, empregadores e trabalhadores.

Como alerta cabe citar situações importantes que passarão a integrar o cotidiano de quem desenvolve atividades onde está incluído o segmento de Segurança e Saúde do Trabalho, merecedoras de pleno conhecimento do grupo acima citado.

Como novidades podemos elencar, a título de exemplo:

– Nova NR 1- Disposições Gerais.

Necessário conhecer profundamente os objetivos e alcance desta NR, pois ela norteará ações de Segurança e Saúde do Trabalho e interligação de diversas NRs.

– GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais.

Ferramenta que estabelece as diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em SST.

– PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.

Programa a ser desenvolvido visando o preconizado no GRO com diversas atividades contínuas visando a segurança, saúde e meio ambiente do trabalho em um estabelecimento.

– Inventário de Riscos.

Documento onde o empregador, sob sua total responsabilidade, listará, em detalhes, os riscos que trabalhadores com atividades em seu empreendimento estarão submetidos no desenvolvimento de suas tarefas.

– A importância da Matriz de Riscos.

Através deste documento será estabelecida a gravidade do risco ao qual o trabalhador estará exposto tornando-o de vital importância na aplicação do PGR.

Observação Relevante:

Até a concretização da ação de harmonização das NRs podem os conceitos acima serem contraditos ou sofrerem possíveis alterações.

Assim este curto texto define seu objetivo: alertar aos que não possuem pleno conhecimento sobre o que está em andamento no tema em epígrafe para a necessidade de buscar formas de se inteirarem deste novo mundo que se avizinha de forma rápida e que exigirá participação intensa de profissionais prevencionistas devidamente preparados



Open chat